Um peixe roqueiro!

por Rosangela Lambert

Você sabia que existem pesquisas em Cognição Musical que já comprovaram que combinações acústicas reverberam e provocam respostas fisiológicas, cognitivas, motoras e emocionais em nós? Combinações como o uso de andamento acelerado e timbre brilhante, provocam emoções de excitação e alegria, já combinações com o uso de andamento lento e uso de legato (sons ligados), provocam sensações de tristeza ou relaxamento.

Essas informações são preciosas para o profissional que usa a música, quer no âmbito da Educação Musical, quer no âmbito da Musicoterapia ou Música na Saúde. No Minuto Musical de hoje compartilho uma proposta para estimular o sistema autônomo da garotada!

Principais oportunidades:

  • Estímulo ao sistema autônomo;
  • Desenvolver a identidade individual e coletiva;
  • Ampliar repertório;
  • Desenvolver a escuta;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Dançar e expressar-se corporalmente;
  • Desenvolver a oralidade ao cantar;
  • Confeccionar instrumentos a partir de materiais reciclados;
  • Divertir-se de montão!

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Lembre-se: Ao elaborar sua aula ou sessão terapêutica, leve em consideração as “pistas acústicas” para escolha do repertório. Existe uma falsa ideia do senso comum que somente devemos usar músicas que provoquem excitação e alegria, mas como seres biopsicossociais, temos necessidades diversas. O importante é conhecer seu público e trabalhar sempre à luz dos objetivos estabelecidos.

Música: Peixe Vivo (Álbum Músicas Daqui, Ritmos do Mundo)

Sugestão de leitura: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8232/5763

Não existe “música inocente”! É muito importante buscar conhecimentos acerca dos efeitos de seus elementos sonoros! Nos vemos no próximo Minuto Musical!