A música presente nas parlendas!

por Rosangela lambert

Jacqueline Heylen, autora do livro “Parlenda, Riqueza Folclórica”, apresenta-nos uma definição interessante: “Parlenda é um conjunto de palavras de arrumação rítmica em forma de verso que rima ou não, Ela distingue-se dos demais versos pela atividade que a acompanha, seja jogo, brincadeira ou movimento corporal”. Brincar com jogos verbais, é portanto, uma forma divertida de fazer música e auxilia muito na internalização de elementos musicais, como a métrica.

O Minuto Musical de hoje quer te convidar a “usar e abusar” dessas ricas oportunidades para trabalhar a memória, a identidade cultural, a atenção, a imaginação, a criatividade e a musicalidade!

Principais oportunidades:

  • Ampliar repertório;
  • Desenvolver a identidade cultural e coletiva;
  • Desenvolver a oralidade;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Trabalhar a memória;
  • Desenvolver senso rítmico;
  • Desenvolver a musicalidade da fala, por meio do uso expressivo da voz;
  • Divertir-se de montão!

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
  • Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações.

Parlenda: “Lua, Luar”, de Elvira Drumond (Coleção Descobrindo Sons)

Viu só? Somente usando a voz e o corpo já é possível promovermos muita riqueza cultural e o desenvolvimento da musicalidade! Não perca o próximo Minuto Musical!