O corpo como instrumento de escuta

Por Rosangela Lambert

Você acredita que a escuta acontece “apenas” no ouvido? É fato que o ouvido é a porta de entrada da informação sonora, porém, somos um todo e nosso corpo pode (e deve!) ser um grande ouvido! O Minuto Musical de hoje propõe a possibilidade da utilização do corpo como instrumento de escuta.

Émile Jaques-Dalcroze, educador musical suíço do início do século XX, sensível às transformações que ocorriam no campo das artes, não se conformava com a maneira mecânica e estéril com que seus alunos aprendiam música. Assim, passou a propor exercícios que fizessem com que o aprendizado passasse pela experiência corporal. Ele desenvolveu gradualmente um método de educação musical baseado no movimento, onde o aprendizado ocorre por meio da música e pela música, através de uma escuta ativa.

Principais Oportunidades: 🎯

  • Abertura para o novo! 👏👏
  • Ampliar repertório; 👀
  • Desenvolver a escuta atenta; 👂
  • Desenvolver a coordenação motora; 🧩
  • Vivenciar forma musical; 🎵
  • Usar objetos como instrumentos sonoro-musicais (num segundo momento);🥄
  • Viver uma experiência estética; 🌹
  • Desenvolver a sensibilidade;
  • Divertir-se de montão! 🥳

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Música: Soldatenmarsch Opus 68 no 2 (Schumann) mas lembre-se: há uma infinidade de músicas para a escuta corporal!

Sugestão de leitura:
https://blog.rosangelalambert.com.br/ouvir-por-uma-educacao-musical-sensivel/

https://blog.rosangelalambert.com.br/dalcroze-e-a-interacao-mente-corpo/

“Bora” usar o corpo como um grande ouvido? Não perca o próximo Minuto Musical!