Três cabritos… mil possibilidades!
Por Rosangela Lambert
O tema central da aula era altura dos sons, porém, ao invés de trabalhar exclusivamente com o material sonoro (agudo, médio ou grave), optei por trabalhar uma aula temática, de modo que propostas conectadas sobre o tema conduziram as crianças à vivência destes elementos sonoros. O Minuto Musical de hoje te convida a pensar e elaborar seu planejamento sob esta perspectiva.
As aulas temáticas geram muito envolvimento e engajamento nas propostas, além da internalização efetiva do conteúdo proposto.
Elaborar aulas temáticas dá um certo trabalho, mas se você for organizado, deixará tudo anotado e prontinho para utilizar futuramente com outras turmas!
Principais Oportunidades:
🎵 Ampliar a escuta atenta, utilizando o corpo como um grande ouvido; 👂
🎵 Desenvolver a imaginação; 💭
🎵 Fazer musical ativo e criativo, por meio de propostas interativas; 👏👏
🎵 Tocar instrumentos, atentos a seus timbres e alturas; 🧩
🎵 Formar um conjunto instrumental; 🎶
🎵 Vivenciar forma musical; 🧩
🎵 Abertura para o novo; 👀
🎵 Divertir-se de montão! 🥳
Principais Campos de Experiência da BNCC:
- Corpo, Gestos e Movimentos;
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
- Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações.
Materiais utilizados nesta aula:
- História: Os três cabritinhos (Coleção Disquinho);
- Músicas: “Os Sons e o Silêncio”, Marcos Schreiber “Detetives do Som”, Marcos Schreiber Coleção Batuque Batuta – Volume 1
Sou capaz de apostar que você ficou envolvido nesta aula! Tenho certeza que vale a pena investir em aulas temáticas! Nos vemos no próximo Minuto Musical!
Muito bom, Rosangela! Envolvente, que delícia de aula!! Adorei como você variou as atividades. Tenho certeza que as crianças amaram! Lindo trabalho, parabéns!
Olá Eliane! Fico feliz em contribuir!
AbraSONS!