Três cabritos… mil possibilidades!

Por Rosangela Lambert

O tema central da aula era altura dos sons, porém, ao invés de trabalhar exclusivamente com o material sonoro (agudo, médio ou grave), optei por trabalhar uma aula temática, de modo que propostas conectadas sobre o tema conduziram as crianças à vivência destes elementos sonoros. O Minuto Musical de hoje te convida a pensar e elaborar seu planejamento sob esta perspectiva.

As aulas temáticas geram muito envolvimento e engajamento nas propostas, além da internalização efetiva do conteúdo proposto.

Elaborar aulas temáticas dá um certo trabalho, mas se você for organizado, deixará tudo anotado e prontinho para utilizar futuramente com outras turmas!

Principais Oportunidades:

🎵 Ampliar a escuta atenta, utilizando o corpo como um grande ouvido; 👂
🎵 Desenvolver a imaginação; 💭
🎵 Fazer musical ativo e criativo, por meio de propostas interativas; 👏👏
🎵 Tocar instrumentos, atentos a seus timbres e alturas; 🧩
🎵 Formar um conjunto instrumental; 🎶
🎵 Vivenciar forma musical; 🧩
🎵 Abertura para o novo; 👀
🎵 Divertir-se de montão! 🥳

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
  • Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações.

Materiais utilizados nesta aula:

  • História: Os três cabritinhos (Coleção Disquinho);
  • Músicas: “Os Sons e o Silêncio”, Marcos Schreiber “Detetives do Som”, Marcos Schreiber Coleção Batuque Batuta – Volume 1

Sou capaz de apostar que você ficou envolvido nesta aula! Tenho certeza que vale a pena investir em aulas temáticas! Nos vemos no próximo Minuto Musical!