Uma aranha rendeira!

Por Rosangela Lambert

Como é que é? Uma aranha rendeira?! Confira o Minuto Musical de hoje e descubra!

Nessa aula apresentei às crianças um pouco da cultura nordestina, utilizando o livro da escritora, educadora e compositora, Elvira Drummond. “De fio em fio a história se desfia” conta a trajetória de uma simpática aranha “toda enrolada” na arte do rendado. No entanto, ao conhecer uma mulher rendeira, aprende esse belo ofício e surpreende a todos!

As crianças encantaram-se com a destreza das mãos das rendeiras e ouviram o “sonzinho” dos bilros “valsando” em seus dedos. Para comemorar o desfecho da história, enfeitamos, com pequena percussão, “Mulher Rendeira” e, em uma grande roda, como num belo rendado, fizemos uma ciranda!

Esta divertida história foi o pretexto para que as crianças conhecessem a arte da renda de bilro, característica do Nordeste brasileiro. O assunto em princípio, era não musical, porém busquei caminhos e criei oportunidades para torná-lo musical e interessante para a aula de música. Sob esta perspectiva, podemos ampliar nossas possibilidades de trabalho, não é mesmo?

Principais Oportunidades:

✔️ Abrir-se e encantar-se com o novo;

✔️ Conhecer diferentes culturas;

✔️ Exercitar o respeito e a empatia;

✔️ Desenvolver a imaginação;

✔️ Desenvolver a escuta atenta;

✔️ Desenvolver a socialização.

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • O Eu, O Outro e O Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

Gostou? Te convido a “enxergar” oportunidades musicais em assuntos não musicais! Bora? Não perca o próximo Minuto Musical!