O Soldadinho de Chumbo 💓

por Rosangela Lambert

Quem acompanha meu trabalho talvez tenha percebido que crio aulas temáticas. No Minuto Musical de hoje, compartilho um exemplo. As propostas, todas permeadas pelo tema do soldadinho e da bailarina, foram:

✔️ Ouvir a história e desenvolver o imaginário; 💭
✔️ Expressar, corporalmente, o “ser soldadinho” e “ser bailarina”, 🎭
✔️ Tocar, ao xilofone, a marcação rítmica da música do soldadinho; 🥁
✔️ Expressar, corporalmente, o barquinho de papel no qual o soldadinho fora colocado; 🎭
✔️ Improvisar, de forma livre, primeiro individualmente, depois em grupo, a caixinha de música da bailarina. 🧩

As aulas temáticas geram muito engajamento!!! 🎯
Utilizo como fundamentação teórica as abordagens ativas de educação musical, nesta aula estiveram presentes: Dalcroze e Orff. 👏👏

Elaborar aulas temáticas dá um certo trabalho, pois é preciso pensar em uma ideia central e criar propostas (corporais e instrumentais sobre o tema), além da pesquisa de repertório, porém minha experiência tem comprovado que vale muito a pena!

Uma dica: anote cada aula temática em um caderno ou arquivo word / excel, assim, ao longo do tempo, terá várias aulas temáticas prontas!

Material utilizado nesta aula:

  • Livro O Soldadinho de Chumbo – Versão Maurício de Souza;
  • Músicas “O Soldadinho” / “O Barquinho” – Elvira Drummond – Coleção Descobrindo Sons.

Assista a LIVE que fiz com o professor Vinícius Eufrásio. Conversamos sobre planejamento e aulas temáticas!
https://blog.rosangelalambert.com.br/bate-papo-entre-mim-e-o-educador-vinicius-eufrasio-planejamento-fundamentos-didatica-e-praticas/

Assista também: https://blog.rosangelalambert.com.br/os-tres-cabritos-mil-possibilidades/

Valeu! Nos vemos no próximo Minuto Musical!