Planejar para realizar

por Rosangela Lambert

Afinal, se o ato de planejar está diretamente ligado ao sonho*, é dele que devemos partir para a elaboração do planejamento! Hoje te convido a sonhar!

*Caso não tenha lido, leia o post sobre “Sonhar na ação de planejar

É preciso sonhar para planejar e é preciso planejar para realizar! O ponto de partida deve ser o sonho (o que desejamos conquistar para nossas crianças) e então fazemos um caminho “de trás para frente”. Como é que é?!

A patir do ponto de chegada (a realização do sonho), traçaremos o “percurso inverso”, o qual deve ser dividido em etapas, suavemente, de maneira envolvente, interessante e eficiente. Se você está pensando que é trabalhoso, você está certo… Mas VALE A PENA!

Três perguntas podem ajudar e orientar seu planejamento (a busca do sonho):

✔️ O que?
✔️ Para que?
✔️ Como?

Comece estabelecendo o sonho. Exemplo:

✅ O QUE? Desejo que minhas crianças se apropriem do cancioneiro infantil e folclórico.

✅ PARA QUE? Para que aprendam e valorizem sua tradição cultural, para que brinquem e exercitem a partilha a partir de sua identidade, para que, um dia, quando adultos, desejem ensinar e brincar de folclore com seus filhos, para que aprendam a cantar e percutir o corpo, para que vivenciem forma musical, densidade e texturas, para toquem instrumentos, entre outros (lembrando que os objetivos podem estar ligados ao desenvolvimento musical e humano).

✅ COMO? O planejamento, propriamente dito, acontece aqui. Você precisará escolher quais estratégias vai usar para que suas crianças se apropriem do cancioneiro infantil e folclórico, qual o repertório vai selecionar, quais as brincadeiras cantadas, os instrumentos sonoros, a quantidade de propostas por aula, etc.

Um caminho interessante a seguir é o da diversidade, o qual pode incluir propostas corporais, vocais, instrumentais, jogos musicais, com repertório variado: brincadeiras cantadas, cantigas de roda, parlendas, charadas, lendas, quadrinhas… Percebe como são muitas as possibilidades de realização deste sonho?

Lembre-se que o planejamento deve ser flexível, pois durante sua realização, você poderá decidir mudar de estratégias a partir das respostas das crianças, sem no entanto, perder de vista, o sonho!

A seguir compartilho um sonho realizado com minhas crianças do 1º Ano. Trabalhamos sobre acontecimentos do ano de 1937, ano de fundação do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Foram várias aulas dedicadas à sua história e à tradução em brincadeiras e jogos musicais.

Meu Limão, Meu Limoeiro – composta em 1937

Ah, sonhar sempre vale a pena!

Nesta live converso sobre Planejamento:

“Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser.” William Shakespeare

Não perca o próximo Minuto Musical!