Empoderar-se é preciso!

Muito em alta nos último tempos, o termo empoderamento vem sendo utilizado por profissionais da educação e saúde e também pelas pessoas de modo geral. Será que sabemos o que significa empoderar-se? O SonorIDADES 60+ de hoje quer conversar sobre isso.

Segundo o dicionário, empoderamento é definido pelo dicionário Aurelio como:

“Ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre; exemplo: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.” O dicionário vai além, oferecendo uma extensão deste conceito, caracterizando-o como gíria: “Passar a ter domínio sobre a sua própria vida; ser capaz de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito.”

Acredito na importância do empoderamento social, que deve ser entendido como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, políticas, culturais, econômicas e de poder. Com o aumento da expectativa de vida, a longevidade passou a ser vista como um ganho para a sociedade e trouxe consigo uma geração de idosos dispostos a se livrar do estereótipo de “vovô ou vovó”, isto é, podem ser vovôs e vovós, mas continuam, antes de tudo, a ser “eles mesmos”, com seus desejos e sonhos.

Eu diria que empoderar-se é amar-se e colocar-se como protagonista de sua história.

Principais Oportunidades 🎯

✔️ Estimular a memória operacional;
✔️ Estimular a atenção;
✔️ Desenvolver a escuta;
✔️ Ampliar repertório;
✔️ Abrir-se para o novo;
✔️ Trabalhar em equipe;
✔️ Partilhas;
✔️ Vencer desafios;
✔️ Trabalhar a coordenação motora;
✔️ Olhar para si e para os outros;
✔️ Pertencimento de grupo;
✔️ Trabalhar a autoestima;
✔️ Vivenciar uma experiência estética;
✔️ Trabalhar relações interpessoais;
✔️ Divertir-se muito e EMPODERAR-SE!

“Em uma sociedade que insiste em nos vender um padrão inatingível, se amar incondicionalmente é revolucionário.” Autor desconhecido

Trabalhemos por um EnvelheSER

Nos vemos nos próximo SonorIDADES 60+