Leituras rítmicas não convencionais
por Rosangela Lambert
A leitura musical convencional é difícil para os jovens e adultos, imagine para as crianças!
Trabalhar primeiramente, de forma facilitada, lúdica e concreta, é um excelente caminho para a preparação, caso necessário num futuro.
Grandes educadores ativos, como Orff, Schafer, Koellreuter, Paynter, entre outros, incentivam o uso desta linguagem para o trabalho inicial, pois facilitam o acesso das crianças neste universo dos códigos musicais.
Muitas são as possibilidades, como escritas gráficas, códigos inventados, palavras, etc., desde que façam sentido para quem vai usá-los!
Lembrando que a escrita e a leitura devem ser introduzidas somente se há a intenção de transformá-los em sons. Infelizmente já conheci professores que trabalhavam com os códigos musicais, mas eles não “soavam”.
Minha experiência tem comprovado o quanto é efetivo trabalhar desta forma. Além de muito divertido, é claro!
Bora experimentar?
Nos vemos no próximo Minuto Musical.
Maravilhoso, Rosangela! Obrigada por compartilhar! 👏👏👏💖
Que bom que gostou Eliane!!!
Fico feliz!
AbraSONS
Eu trabalho assim tb..Essa didática é perfeita..❤️🎹
Parabéns ..Ótima explicação..criação nota 10
Que bom que gostou! Fico feliz em contribuir!
AbraSONS
Que maravilha!!!
Obrigada.
Abraço
Oi minha linda! Grata por acompanhar as postagens!
AbraSONS