Leituras rítmicas não convencionais

por Rosangela Lambert

A leitura musical convencional é difícil para os jovens e adultos, imagine para as crianças!

Trabalhar primeiramente, de forma facilitada, lúdica e concreta, é um excelente caminho para a preparação, caso necessário num futuro.

Grandes educadores ativos, como Orff, Schafer, Koellreuter, Paynter, entre outros, incentivam o uso desta linguagem para o trabalho inicial, pois facilitam o acesso das crianças neste universo dos códigos musicais.

Muitas são as possibilidades, como escritas gráficas, códigos inventados, palavras, etc., desde que façam sentido para quem vai usá-los!

Lembrando que a escrita e a leitura devem ser introduzidas somente se há a intenção de transformá-los em sons. Infelizmente já conheci professores que trabalhavam com os códigos musicais, mas eles não “soavam”.

Minha experiência tem comprovado o quanto é efetivo trabalhar desta forma. Além de muito divertido, é claro!

Bora experimentar?

Nos vemos no próximo Minuto Musical.