Alfabetização Emocional
por Rosangela Lambert
A Alfabetização Emocional é um programa de estimulação das inteligências inter e intrapessoais.
A inteligência intrapessoal está associada ao autoconhecimento e à autonomia. A inteligência interpessoal está ligada à empatia, à compreensão dos outros e ao respeito à individualidade do outro.
Como educadores ou terapeutas, podemos (devemos!) abordar a alfabetização emocional com nossos alunos, clientes ou pacientes. Lembrando que não se trata de uma “lavagem cerebral” ou “domesticação das emoções”, mas a compreensão e controle sobre suas ações emocionais.
Os resultados são lentos, mas efetivos, afinal, nada acontece da noite para o dia, não é mesmo? É como aprender a nadar ou a tocar um instrumento musical: todos podem tentar, mas só vai realmente aprender a nadar ou a tocar um instrumento se praticar e estudar com persistência e continuidade.
Experiências artísticas são valiosas oportunidades para este trabalho. Em nosso caso, por meio das práticas sonoro-musicais podemos ampliar as possibilidades e criar oportunidades de vivenciar diversas emoções, nossas e dos envolvidos.
A música, por sua natureza polissêmica e de sentidos plurais, é capaz de promover muitas e variadas experiências!
Sugestão de leitura: “Trabalhando a alfabetização emocional com qualidade” (Celso Antunes).
Até o próximo post!