O corpo como instrumento de escuta
Por Rosangela Lambert
Você acredita que a escuta acontece “apenas” no ouvido? É fato que o ouvido é a porta de entrada da informação sonora, porém, somos um todo e nosso corpo pode (e deve!) ser um grande ouvido! O Minuto Musical de hoje propõe a possibilidade da utilização do corpo como instrumento de escuta.
Émile Jaques-Dalcroze, educador musical suíço do início do século XX, sensível às transformações que ocorriam no campo das artes, não se conformava com a maneira mecânica e estéril com que seus alunos aprendiam música. Assim, passou a propor exercícios que fizessem com que o aprendizado passasse pela experiência corporal. Ele desenvolveu gradualmente um método de educação musical baseado no movimento, onde o aprendizado ocorre por meio da música e pela música, através de uma escuta ativa.
Principais Oportunidades: 🎯
- Abertura para o novo! 👏👏
- Ampliar repertório; 👀
- Desenvolver a escuta atenta; 👂
- Desenvolver a coordenação motora; 🧩
- Vivenciar forma musical; 🎵
- Usar objetos como instrumentos sonoro-musicais (num segundo momento);🥄
- Viver uma experiência estética; 🌹
- Desenvolver a sensibilidade;
- Divertir-se de montão! 🥳
Principais Campos de Experiência da BNCC:
- Corpo, Gestos e Movimentos;
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Música: Soldatenmarsch Opus 68 no 2 (Schumann) mas lembre-se: há uma infinidade de músicas para a escuta corporal!
Sugestão de leitura:
https://blog.rosangelalambert.com.br/ouvir-por-uma-educacao-musical-sensivel/
https://blog.rosangelalambert.com.br/dalcroze-e-a-interacao-mente-corpo/
“Bora” usar o corpo como um grande ouvido? Não perca o próximo Minuto Musical!
Amei Rosângela, parabéns pelo excelente trabalho e por compartilhar seu conhecimento.
Que bom que gostou! Fico feliz em contribuir!
AbraSONS!