Processos ou Produtos?
por Rosangela Lambert
É comum ouvirmos, no contexto da Educação Musical, Musicalização ou Musicoterapia que os processos são mais importantes que os produtos. Isso é verdade? Afinal, como devemos conduzir nossos trabalhos? Focados nos processos ou focados nos produtos?
Acredito que, mais uma vez, a palavra de ordem é: equilíbrio. Processo e produto não precisam ser dicotomizados, mas entrelaçados e consequência, um do outro.
Assim, de maneira equilibrada, podem ser vivenciados de forma significativa para os envolvidos na experiência musical.
Mas lembre-se: é importante estar atento ao contexto e objetivos pedagógicos ou terapêuticos. O conceito de produto (estruturado, adequado, bonito, belo, agradável, etc) é subjetivo e engloba vários fatores, entre eles, a faixa etária dos participantes do processo.
No exemplo a seguir, confira como processos e produtos não foram dicotomizados, mas ao contrário, estão entrelaçados de maneira efetiva.
Viu só que bacana? Quem não gosta de estar envolvido em um processo dinâmico e interativo e realizar produtos que nos enchem de orgulho e felicidade?
Até o próximo Minuto Musical!
Bom dia!
Que bacana, gostaria de mais conteúdos.
Como posso adquirir vc dar cursos.
Trabalho com idosos e necessito de mais conhecimentos.
Oi, tudo bem?
EStou lançando um curso online para quem atua com idosos! Já tenho um curso online para quem atua com crianças.
Venha para o grupo do Whats e fique por dentor de tudo! Dia 03 faremos um encontro ao vivo para as pessoas conhecerem o curso por dentro!
Segue o link!
https://chat.whatsapp.com/KREh3g6XVKxAapocSD62zR