“S” de Skill
por Rosangela Lambert
Nas últimas semanas estamos apresentando o Modelo C(L)A(S)P de Educação Musical, proposto por Keith Swanwick. O Minuto Musical de hoje apresenta mais uma modalidade:
✅ Composition
✅ Literature
✅ Appreciation
✅ Skill – Aquisição de habilidades técnicas
✅ Performance
Skill, de skill aquisition, significa aquisição de habilidades, desenvolver a técnica de tocar ou cantar, por exemplo.
No âmbito da experiência musical, a técnica não é central, mas periférica. É aquirida gradualmente, à medida que a pessoa vivencia o fazer musical. Não deve ser o objetivo; ela acontece como consequência da experiência acumulada.
É preciso cuidar, pois se consideramos a técnica como modalidade central, o prazer da experiência musical pode ser comprometido. Há muitas histórias de pessoas que desistiram de estudar música porque julgaram-se incapazes por nunca conseguirem atingir determinada técnica! Aposto que conhece alguém que se “desiludiu” com a música por conta disso.
Infelizmente, existe a crença de que “tocar bem” é tocar coisas difíceis. No entanto, tocar algo difícil, com falta de habilidade técnica, perde-se “musicalidade”.
A técnica deve permear todo o fazer musical, desde o primeiro contato, como por exemplo, ao soprar uma flauta, ao segurar as baquetas do xilofone, como percurtir um tambor para obter a melhor sonoridade, etc. É preciso, portanto, trabalhar a técnica de maneira”musical”, a técnica “funcional”.
No vídeo a seguir, trabalho uma parlenda com as crianças usando as baquetas dos xilofones. Primeiro, alternando as maõs, depois com mãos simultâneas. A técnica permeando o fazer musical, de maneira tranquila, desde o primeiro contato com algo novo.
Sob a perspectiva proposta no Modelo, a técnica passa de vilã à grande aliada!
Não perca o próximo Minuto Musical. Falaremos sobre a última modadelide, (P) Performance.
Show!!!!!