Os sons estão em toda parte…
por Rosangela Lambert
O Minuto Musical de hoje convida a todos a uma reflexão: Para você, os sons considerados diferentes, como ruídos e dissonâncias, são bem-vindos em seu trabalho musical? Quem acompanha meu trabalho deve ter percebido que sempre refiro-me às minhas práticas como sonoro-musicais, justamente porque acredito na utilização de todo e qualquer som, devidamente contextualizado. A educadora e compositora Cecília Cavalieri França afirma: “Imbuídos de significados, sons tornam-se música”. Confira nesta proposta sonoro-musical que a intencionalidade e os objetivos estão devidamente contextualizados.
`Principais Oportunidades:
- Abertura para o novo;
- Ampliação da escuta;
- Pesquisa sonora;
- Criação sonoro-musical a partir de diversas fontes sonoras;
- Desenvolvimento da criatividade;
- Desenvolvimento da imaginação;
- Utilização de objetos ou materiais não convencionais para produção sonoro-musical;
- Diversão de montão!
Principais Campos de Experiência da BNCC:
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
- Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações.
Sugestão de Leitura: Murray Schafer: os sons do mundo e a “conscientização sonora”
Que bacana! Pensar de maneira mais aberta, amplia muito as possibilidades para as nossas práticas sonoro-musicais! Experimente, tenho certeza que vai aprovar! Não perca o próximo Minuto Musical!
Prezada
Bom dia
Excelente suas aulas de música você faz um link com BNCC,muito importante no momento presente.
adorei a sua aula você e muito criativa trabalhando os parâmetros do som ,a partir do repertorio da criança
Fico feliz que esteja contribuindo!
AbraSONS!
Gostei demais dessa ideia. Com certeza irei usar nas minhas aulas.
Parabéns Rosângela!
Que bom! AbraSONS!