Os sons estão em toda parte…

por Rosangela Lambert

O Minuto Musical de hoje convida a todos a uma reflexão: Para você, os sons considerados diferentes, como ruídos e dissonâncias, são bem-vindos em seu trabalho musical? Quem acompanha meu trabalho deve ter percebido que sempre refiro-me às minhas práticas como sonoro-musicais, justamente porque acredito na utilização de todo e qualquer som, devidamente contextualizado. A educadora e compositora Cecília Cavalieri França afirma: “Imbuídos de significados, sons tornam-se música”. Confira nesta proposta sonoro-musical que a intencionalidade e os objetivos estão devidamente contextualizados.

`Principais Oportunidades:

  • Abertura para o novo;
  • Ampliação da escuta;
  • Pesquisa sonora;
  • Criação sonoro-musical a partir de diversas fontes sonoras;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Desenvolvimento da imaginação;
  • Utilização de objetos ou materiais não convencionais para produção sonoro-musical;
  • Diversão de montão!

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
  • Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações.

Sugestão de Leitura: Murray Schafer: os sons do mundo e a “conscientização sonora”

Que bacana! Pensar de maneira mais aberta, amplia muito as possibilidades para as nossas práticas sonoro-musicais! Experimente, tenho certeza que vai aprovar! Não perca o próximo Minuto Musical!