O palhaço e a bailarina…
Por Rosangela Lambert
A figura do palhaço te remete a ideia de algo alegre e saltitante? E a da bailaria, te remete a ideia de algo leve e flutuante? O Minuto Musical de hoje te convida a refletir sobre o “caráter” das obras musicais e seus efeitos em nossas sensações.
É comum colegas professores me procurarem solicitando músicas específicas para o trabalho dos parâmetros sonoros (timbre, altura, intensidade, duração). Eu sempre respondo: “Você não precisa de músicas específicas, mas todas as músicas estão repletas destes parâmetros.” Podemos trabalhar de forma separada para fins didáticos, porém é o “conjunto da obra” que nos afeta, que nos mobiliza, que nos marca musicalmente. Assim, é fundamental o trabalho conjunto. Essa canção é um ótimo exemplo. Ouça e observe quais recursos sonoros foram utilizados na parte do palhaço: que instrumentos, que andamento, que articulações, etc. E na parte da bailarina, o que mudou?
Ao pesquisar músicas e canções, não deixe de observar a “roupa sonora”, as “cores” e nuances que dão caráter expressivo à obra, que, de maneira metafórica, nos suscita imagens e sensações.
Principais Oportunidades: 🎯
🎶 Ampliar a escuta atenta; 👂
🎶 Abertura para o novo; 👀
🎶 Pesquisa sonora; 👂
🎶 Dramatização e expressão corporal; 👏
🎶 Vivenciar forma musical; 🧩
🎶 Vivenciar parâmetros sonoros; 🎵
🎶 Desenvolver a imaginação; 💭
🎶 Desenvolver a sensibilidade; 🌹
🎶 Diversão de montão! 🥳
Principais Campos de Experiência da BNCC:
- O Eu, o Outro e o Nós;
- Corpo, Gestos e Movimentos;
- Traços, Sons, Cores e Formas;
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Sugestões de atividades:
- Expressão corporal livre e dramatização;
- Roda de conversa sobre a obra, partes, materiais sonoros, forma musical, etc.;
- Prática de conjunto instrumental, segregando os instrumentos – e os elementos sonoros escolhidos intencionalmente – para a parte do palhaço e para a parte da bailarina;
- Proposta de criação instrumental tendo como premissa a criação de duas partes contrastantes, fazendo uso dos parâmetros sonoros e “intenções” (articulações, dinâmicas, timbres, andamento, entre outros), para dar o caráter expressivo da obra criada (se possível, grave a obra com a turma para posterior audição e roda de conversa).
Canção: “O palhaço e a bailarina” – Cecília Cavalieri França
Mãos à obra! Não perca o próximo Minuto Musical!
Muito obrigada pelas dicas! Super úteis!
Fico feliz que esteja aproveitando!
AbraSONS!