Sonhar na ação de planejar

por Rosangela Lambert

Sonhar? Muitos profissionais encaram o planejamento como verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Hoje te convido a olhar sob uma linda perspectiva acerca do assunto.

Madalena Freire, filha de Paulo Freire, educadora e discípula de seus ensinamentos, afima que “todo fazer pedagógico nasce de um sonho. Sonho que emerge de uma necessidade, de uma falta que nos impulsiona na busca de um fazer.”

Que sábia afirmação, afinal, sonhamos porque vivemos alimentados por nossas faltas! Sonhamos com um carro, uma casa, uma viagem, um conhecimento, uma ascenção, uma realização. Sonhamos porque algo nos falta e sabemos que para realizar qualquer sonho é preciso planejar!

Muitas vezes o sonho é utópico e nos damos conta de que precisamos repensar e realizá-lo de outra forma, com algumas concessões… Outras vezes, o sonho é possível, e nos damos conta que se “arregaçarmos as mangas” vamos realizá-lo. É fato que podemos nos colocar de forma pessimista ou otimista diante do sonho. As dificuldades sempre são muitas, nós sabemos, porém, quando a determinação é maior que elas, o sonho se torna real.

O que você sonha para suas crianças? Bora planejar para este sonho se tornar ralidade?!

Não perca o próximo Minuto Musical! Vamos continuar refletindo sobre Planejamento! Vamos juntos?