“P” de Performance
por Rosangela Lambert
Nas últimas semanas estamos apresentando o Modelo C(L)A(S)P de Educação Musical, proposto por Keith Swanwick. O Minuto Musical de hoje apresenta a última modalidade:
✅ Composition
✅ Literature
✅ Appreciation
✅ Skill
✅ Performance – Executar, tocar, cantar, “performar”, fazer musical
No âmbito musical, “Performance” significa a ação de tocar, cantar, executar sons e música.
A experiência do fazer musical ativo gera engajamento cognitivo e afetivo e mobiliza nosso pensamento e emoções. Minha experiência tem comprovado que todas as idades, gostam de explorar e pesquisar sons, tocar instrumentos e cantar!
Quando alguém realiza uma performance, quer vocal ou instrumental, muitas habilidades sensoriais, motoras e cognitivas são recrutadas. Importante que haja oportunidades não só imitativas, mas também imaginativas.
Lembre-se que tocar ou cantar inclui desde a realização musical simples até a elaborada. Tudo vai depender do contexto, dos objetivos do trabalho, da faixa etária e do desenvolvimento cognitivo e motor dos participantes.
A seguir, compartilho uma performance cantada e tocada, da qual tenho muito orgulho!
O Modelo C(L)A(S)P não é mesmo incrível? Cada modalidade envolve processos e produtos específicios, mas que se conectam de forma equilibrada e significativa.
Enquanto compõe, o indivíduo desenvolve o pensamento abstrato, pois cria mundos imaginários, estruturando os sons conforme sua intenção expressiva. Ao ouvir música, ele é levado a acomodar-se àquelas combinações sonoras, imitando-as internamente. Quando realiza uma performance musical vocal ou instrumental, coloca em ação um conjunto de habilidades sensoriais, físicas e intelectuais.
Cecília Cavalieri França
Desejo que este modelo passe a balizar sua conduta ao propor práticas sonoro-musicais para seus alunos e/ou clientes.
Nos vemos no próximo Minuto Musical!
Que riqueza de trabalho!!! Muito inspirador, tenha certeza.
Que Deus continue abençoando as obras das suas mãos. Sucesso, muito sucesso para você.
Obrigada
Querida Cynthia!
Que alegria receber suas palavras… seu carinho e seu respeito!
Estamos juntas, buscando uma Educação Musical significativa para nossas crianças!
AbraSONS!