“P” de Performance

por Rosangela Lambert

Nas últimas semanas estamos apresentando o Modelo C(L)A(S)P de Educação Musical, proposto por Keith Swanwick. O Minuto Musical de hoje apresenta a última modalidade:

✅ Composition
✅ Literature
✅ Appreciation
✅ Skill
Performance – Executar, tocar, cantar, “performar”, fazer musical

No âmbito musical, “Performance” significa a ação de tocar, cantar, executar sons e música.
A experiência do fazer musical ativo gera engajamento cognitivo e afetivo e mobiliza nosso pensamento e emoções. Minha experiência tem comprovado que todas as idades, gostam de explorar e pesquisar sons, tocar instrumentos e cantar!

Quando alguém realiza uma performance, quer vocal ou instrumental, muitas habilidades sensoriais, motoras e cognitivas são recrutadas. Importante que haja oportunidades não só imitativas, mas também imaginativas.

Lembre-se que tocar ou cantar inclui desde a realização musical simples até a elaborada. Tudo vai depender do contexto, dos objetivos do trabalho, da faixa etária e do desenvolvimento cognitivo e motor dos participantes.

A seguir, compartilho uma performance cantada e tocada, da qual tenho muito orgulho!

O Modelo C(L)A(S)P não é mesmo incrível? Cada modalidade envolve processos e produtos específicios, mas que se conectam de forma equilibrada e significativa.

Enquanto compõe, o indivíduo desenvolve o pensamento abstrato, pois cria mundos imaginários, estruturando os sons conforme sua intenção expressiva. Ao ouvir música, ele é levado a acomodar-se àquelas combinações sonoras, imitando-as internamente. Quando realiza uma performance musical vocal ou instrumental, coloca em ação um conjunto de habilidades sensoriais, físicas e intelectuais.

Cecília Cavalieri França

Desejo que este modelo passe a balizar sua conduta ao propor práticas sonoro-musicais para seus alunos e/ou clientes.

Nos vemos no próximo Minuto Musical!