“C” de Criar!
por Rosangela Lambert
No Minuto Musical anterior apresentamos o Modelo C(L)A(S)P de Educação Musical, proposto por Keith Swanwick. A partir desta semana e nas próximas, comentaremos sobre cada uma de suas modalidades.
✅ Composition – Criar, improvisar, inventar sons e música
✅ Literature
✅ Appreciation
✅ Skill
✅ Performance
Calma! Nã estamos falando de composições, criações musicais sofisticadas, mas na oportunidade de criar, de decidir, de julgar, de escolher materiais sonoros, como tocar e quais elementos sonoro-musicais utilizar.
A criação deve permear todo o processo de experiência musical, desde o início, para que seja algo natural, espontâneo, livre e vá se sofisticando à medida que a pessoa acumula experiências.
Não é preciso, portanto, “esperar” que a pessoa tenha desenvolvido técnica ou conhecimentos, mas que possa, em toda e qualquer experiência musical, experimentar, arriscar, explorar. Assim, se meu aluno / cliente sabe uma, duas notas na flauta, ele deve ter a oportunidade e o espaço para criar com apenas uma ou duas notas. Você pode propor uma base harmônica e ele cria sobre ela ou você pode brincar de “pergunta e resposta”, você e ele.
Jogue fora julgamentos, rótulos e ideias equivocadas sobre bonito e feio, certo e errado!
Ousemos, criemos, experimentemos, nos arrisquemos! Vale a pena! 👏👏
No vídeo a seguir, já anexei o link no momento em que se inicia uma prática de criação, confira! (tempo 3’33”).
Mesmo se você trabalha com a voz ou com instruementos de percussão sem altura definida (tambores, chocalhos, clavas, entre outros), pode trabalhar com a criação, da mesma forma, utilizando os materiais sonoros disponíveis!
Lembre-se que ninguém cria “do nada”. A escuta, por exemplo, é uma importante forma de internalizarmos elementos, vocabulário para nossas criações e experimentações.
Como educadores ou terapeutas, devemos promover experiências de criação a fim de desenvolver muitas competênicas e habilidades humanas, valiosas para a vida afora!
Não perca o próximo Minuto Musical. Falaremos sobre (L) Literature.
É maravilhoso ver como as crianças estão tranquilas e concentradas com sua criação. Parabéns pelo lindo trabalho! 💖💖💖
Eu sou suspeita! rs
Obrigada!
AbraSONS