Bingoooo!

Por Rosangela Lambert

O jogo de bingo tradicional é um jogo sem limite de participantes, onde todos recebem uma cartela com 24 números, distribuídos entre 5 linhas e 5 colunas, estas com as letras B, I, N, G e O no topo, como referência. Existem outras versões e formatos, mas sempre com números para serem preenchidos. Por ter grande aceitação pelas pessoas mais velhas, criei um Bingo Musical e, ao invés dos números, cantores famosos de sua época. A cada rodada, lembranças, emoções e memórias são disparadas, despertando sorrisos, brilho nos olhos e suspiros!

Para a escolha do repertório, o ponto de partida pode ser o uso da curva de reminiscências, período em que os idosos tinham, aproximadamente, entre quinze e trinta anos. Este repertório contribui para evocação de memórias autobiográficas, uma vez que as músicas que escutamos nesse período tornam-se parte de nós, por meio do processo chamado cristalização do gosto musical (SILVA JUNIOR, 2018).

Principais Oportunidades:

✔️ Evocação de memórias autobiográficas;
✔️ Evocação de memórias semânticas;
✔️ Pertencimento de grupo;
✔️ Resgate de identidades e identidade coletiva;
✔️ Partilhas;
✔️ Emoções positivas;
✔️ Envolvimento afetivo;
✔️ Trabalho em equipe;
✔️ Diversão de montão!

⭐ “𝑨 𝒆𝒙𝒑𝒆𝒓𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 é 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒐𝒔 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆, 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒐𝒔 𝒕𝒐𝒄𝒂. 𝑵ã𝒐 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆 𝒑𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒏ã𝒐 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆𝒖 𝒐𝒖 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒐𝒄𝒂.” Jorge Larossa

📗 Sugestão de Leitura: Memórias autobiográficas e música em idosos – José Davison da Silva Júnior, 2018.