Figuras geométricas e imagens no coração!
Por Rosangela Lambert
Diversos estudos da área da emoção e cognição musical apontam o quanto as músicas que fizeram parte de nossa história de vida “tocam em nós” quando as ouvimos novamente. Pensando em convidar os participantes para uma viagem no túnel do tempo, para este encontro, separei jingles de séries antigas de TV.
De forma colaborativa, a meta é formar, no tempo dos jingles, figuras geométricas pré-combinadas! Durante a música instrumental, as pessoas expressam-se livremente pelo espaço; assim que o jingle começa, o grupo tem este tempo para montar as figuras.
Oportunidades para: 🎯
✔️ Trabalho em equipe e senso de pertencimento; 🤝
✔️ Evocar memórias autobiográficas (disparador: jingles antigos); ❤️
✔️ Trabalhar a prontidão, organização e planejamento; 🧩
✔️ Estimular o movimento corporal expressivo; ⭐
✔️ Promover relacionamento intrapessoal; 🌹
✔️ Trabalhar a memória operacional; 🧩
✔️ Divertir-se de montão!🥳
➡️ Sugestão de leitura: Memórias autobiográficas e música em idosos – José Davison da Silva Junior.
⭐ “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que aconteceu ou o que toca.” Jorge Larossa
Boa tarde Rosangela!
Obrigada por sempre compartilhar seu trabalho conosco! Gratidão e que Deus continue te inspirando!
Assisti sua entrevista em sua visita á Goiânia com a Júlia.
Sou goiana, professora de música formada pela UFG e lá trabalhei por longos anos, sendo uma das primeiras professoras a criar turmas de musicalização para crianças de 3 anos, (eu tinha uma pequena escola).
Hoje, estou no Pantanal e trabalho música com adolescentes e fui convidada a integrar um projeto com idosos. Tenho me inspirado em você!
Os encontros são remotos e preciso muito de ideias, pois é a primeira vez que trabalho com a melhoridade. Estou tentando incluir os adolescentes como tutor de um idoso com o objetivo de compartilharem experiências, especialmente nessa fase que muitos estão deprimidos e sentindo- se inseguros.
Obrigada por tudo!
Abraços!
Oi querida, tudo bem?
Fico feliz em contribuir. Que bacana que aceitou o desafio! Procure-me no privado e posso te ajudar com algumas coisas, caso deseje.
Um ponto de atenção. O termo “melhor idade” não é adequado para se dirigir aos idosos. Tem um vídeo no meu canal que explico as razões. Procure-me no privado e conversamos. No meu canal do youtube tem todos os meus contatos.
AbraSONS.