Recursos extensores para o fazer musical ativo!

Por Rosangela Lambert

Por que usamos extensores corporais para as práticas musicais? Por que são divertidos? Por que são bonitos? Porque são lúdicos? No Minuto Musical de hoje falaremos sobre isso!

A música, compreendida como a arte dos sons, possui unicamente o objeto sonoro, que não é palpável nem visível e, à primeira vista, demasiado abstrato para se transformar em objeto concreto do conhecimento. No entanto, para a aprendizagem da criança, a experiência concreta é um elemento fundamental e envolve múltiplos sentidos. Por isso a utilização de recursos “extramusicais”, ou extensores corporais, como eu gosto de chamar, auxiliam – e muito, na obtenção do concreto.

A natureza física do som e o sentido emocional que atribuímos a ele são dimensões que se interpenetram na formação do significado musical. “Corporificando” sons e diferenciado partes da música com gestos e movimentos diferentes com a banda elástica (Stretchy Band), as obras eruditas apreciadas tornaram-se ainda mais bonitas e “coloridas”, graças ao sorriso e brilho no olhar das crianças!

Principais Oportunidades:

  • Abertura para o novo;
  • Ampliar a escuta atenta;
  • Ampliar o repertório musical;
  • Vivenciar forma musical;
  • Desenvolver a noção espacial e coordenação motora;
  • Vivenciar o pertencimento de grupo e trabalho em equipe;
  • Vivenciar uma experiência estética;
  • Divertir-se de montão!

Principais Campos de Experiência da BNCC:

  • O Eu, O Outro e O Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas.

Lindo de ver, aposto que ficou com vontade de participar desta roda colorida! Nos vemos no próximo Minuto Musical!