“L” de Literature

por Rosangela Lambert

Nas últimas semanas estamos apresentando o Modelo C(L)A(S)P de Educação Musical, proposto por Keith Swanwick. O Minuto Musical de hoje apresenta mais uma modalidade:

✅ Composition
Literature – Assuntos sobre música
✅ Appreciation
✅ Skill
✅ Performance

Literature, de literatura! Segundo o modelo, quer dizer conhecer coisas sobre o mundo da música, como história, compositores, instrumentos, gêneros musicais, notação musical, etc., ou seja, não é a própria música, mas sobre ela.

Sem dúvida, tem grande valor e importância, mas no âmbito da experiência musical, é periférica. Não deve ser o objetivo do trabalho, mas ter a função de complementá-lo.

Diversos profissionais, consciente ou inconscientemente, focam seus encontros musicais com excesso de “literatura”, tornando-os “não musicais”, desinteressantes e não significativos.

Podemos afirmar que literatura sobre música não é essência do fazer musical ativo, mas contribui para a escuta e compreensão, iluminando, reforçando, ou dando consistência a um assunto vivenciado.

No vídeo a seguir, confira o momento de nossa aula que contempla esta modalidade (L) Literature (tempo 57″).

É muito mais interessante e significativo apreciar e acompanhar com instruemntos algumas obras de Mozart sabendo quem ele foi, como ele era, onde ele viveu, etc.

Lembre-se que o aprofundamento da Literatura deve ser contemplado de acordo com a faixa etária, contexto e objetivos.

Não perca o próximo Minuto Musical. Falareos sobre A – Appreciation.