O que é preciso saber para trabalhar com idosos?

por Rosangela Lambert

Você já atua com idosos? Deseja atuar? Se atua, considera-se bem preparado e conhecedor do envelhecimento? O SonorIDADES 60+ de hoje te convida a conversar sobre isso.

Quando iniciei meus trabalhos como musicoterapeuta em uma ILPI (Instituto de Longa Permanência de Idosos) não tinha ideia do imenso universo de saberes sobre esta etapa da vida. Contudo, estando em ação, dei-me conta que “só” saber música e as práticas musicais não eram suficientes, mas era preciso buscar formação específica sobre as particularidades do envelhecer, a fim de poder oferecer um trabalho sonoro-musical que partisse das necessidades dos idosos e, por isso, decidi fazer uma especialização em Gerontologia.

Além de questões fisiológicas, como mudanças que acontecem no corpo, nos órgãos dos sentidos e nas funções executivas, também processos demenciais e outras patologias, é preciso conhecer questões antropológicas, a fim de compreender as representações sociais acerca da velhice, atentando para estigmas, preconceitos, estereótipos e o senso comum sobre o envelhecimento.

Não se esqueça: esta etapa da vida apresenta um universo de saberes e particularidades. Para oferecermos um trabalho sonoro-musical de qualidade é fundamental que partamos das necessidades dos idosos, não das práticas musicais.

✳️ Está disposto a estudar, pra valer, o envelhecimento?

Não perca o próximo SonorIDADES 60+