Percutindo o corpo e tocando lápis!

Por Rosangela Lambert

No Minuto Musical de hoje compartilho uma proposta simples, mas recheada de oportunidades para o desenvolvimento integral da criança. Explorar o próprio corpo e tocar instrumentos ou objetos, desperta sua criatividade, imaginação e interesse.
Não é necessário propostas ricamente elaboradas, mas ricas em propósitos. Por isso, ao elaborar seu planejamento, quer para a sala de aula, quer para o setting terapêutico, tenha em mente os objetivos que deseja alcançar!

Principais oportunidades: 🎯

  • Desenvolver a escuta atenta; 👂
  • Desenvolver a imaginação; 💭🛩️
  • Usar o corpo como instrumento sonoro-musical; 👏👏👏
  • Usar objetos como instrumentos; 🎵
  • Desenvolver a coordenação motora; 🧩
  • Vivenciar forma musical; 🧩🎵
  • Divertir-se de montão! 🥳

Principais Campos de Experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Sugestão: Trabalhe de forma temática, utilize história e outras músicas com “avião”. Propostas “conectadas” geram muito engajamento!

Música utilizada: “Que Barulhão”, de Elvira Drummond

Material Sugerido: Coleção Descobrindo Sons, de Elvira Drummond

Viu que bacana? Não perca o próximo Minuto Musical!