Tesouros da década de 60!
Por Rosangela Lambert
É provável que muitos não tenham ouvido falar na “Coleção Disquinho”. No Minuto Musical de hoje vamos falar sobre este tesouro para a musicalização.
Lançada em 1960, a série de compactos de vinil coloridos trazia histórias infantis interpretadas na forma de radioteatro e intercaladas por músicas. Os arranjos e orquestrações assinados por maestros como o gaúcho Radamés Gnatalli e o paulista Francisco Mignone, com atores fazendo as vozes dos personagens, a série Disquinho tinha como compositor oficial o carioca Carlos Alberto Ferreira Braga (1907-2006), conhecido como Braguinha (também João de Barro), então diretor artístico da Continental.
As histórias, rimadas e permeadas com músicas, são um verdadeiro convite à viagem ao mundo da fantasia, despertando a imaginação, o pensamento, as emoções e o ouvido para o discurso musical, numa rica experiência estética.
A Coleção Disquinho chega às plataformas de streaming, em uma playlist com 35 histórias infantis clássicas compiladas pela gravadora Warner. Suas crianças merecem este presente!
Principais Oportunidades:
✔️ Abertura para o novo;
✔️ Despertar a imaginação e a criatividade;
✔️ Aguçar a escuta, tanto para a musicalidade da fala, quanto das músicas contidas nas histórias;
✔️ Conhecer grandes clássicos da literatura infanto-juvenil;
✔️ Maravilhar-se diante da experiência estética vivenciada (história, poesia, música);
✔️ Desenvolver a sensibilidade;
✔️ Emocionar-se!
Dependendo da história, um ou mais Campos de Experiência da BNCC serão contemplados!
Mãos à obra! Pesquise as histórias e inclua em seu planejamento! Até o próximo Minuto Musical!